Nossa História

Nossa História

A Congregação das CFMSS - Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento - foi fundada em 1898, na cidade de Bertinoro, Itália, por Madre Serafina Farolfi, com a missão de proporcionar uma educação cristã às crianças e jovens. 


Em 1949 as Irmãs Clarissas Franciscanas abriram uma comunidade em Belo Horizonte. Um grande Convento foi erguido em local de periferia na época, onde hoje é o bairro Caiçara. 

 

A região, naquele ano, não contava com muitos habitantes e nem com estabelecimentos educacionais. Em 6 de fevereiro de 1950, foi fundada as Escolas Reunidas São Francisco, anexas à Escola Doméstica Sagrada Família do Bairro Calafate.  Para comemorar a data de nascimento da Escola oficialmente foi definido o dia 4 de abril, proporcionando  um tempo de melhor preparação para essa homenagem. Em 1952 deixou de ser Escolas Anexas. Era uma escola pública, com as 4 primeiras classes.

 

No ano de 1954 foi aberto o Fundamental Anos Finais, ou curso ginasial, como era chamado na época. Recebeu a denominação de Ginásio São Francisco. Era uma escola particular, sendo as 4 primeiras séries mantidas pelo estado e as outras 4 da congregação das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento. 

 

Durante vários anos, o Ginásio São Francisco funcionou muito bem, com grande aceitação da vizinhança e com suas salas sempre cheias. Funcionava no andar térreo do Convento São Francisco. Com o aumento da população do Bairro Caiçara foi iniciado o Ensino Médio em 1964.  Em 1966 a congregação construiu um prédio ao lado do Convento São Francisco para o funcionamento de toda a escola.

 

O Ginásio São Francisco passou por uma grave crise financeira devido às novas exigências governamentais e aumento de escolas públicas nas vizinhanças.  Muitos alunos eram bolsistas.

 

A solução encontrada para esta crise foi unir este Colégio a outro da congregação que havia no bairro Calafate, denominado Instituto Sagrada Família, que enfrentava crise semelhante. Em 1976 o Ginásio São Francisco passou a ser o Instituto Sagrada Família - Unidade Caiçara. O mesmo Instituto funcionava no Calafate e no Caiçara. Posteriormente, o Instituto Sagrada Família do Calafate encerrou suas atividades, permanecendo somente o Instituto Sagrada Família do Caiçara, hoje denominado Colégio Franciscano Sagrada Família. Gradativamente foram criadas as séries do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A escola pública do primeiro grau havia sido agregada a outras escolas públicas da região.

 

Muitas adequações foram realizadas na estrutura do Colégio ao longo de sua história. Foram construídos anexos para o funcionamento da biblioteca, do Ensino Médio e do Integral, proporcionando melhores condições de atendimento aos educadores, educandos e às famílias.

 

Em sua longa caminhada de 70 anos, a escola sempre se manteve fiel à inspiração inicial de vivência dos valores evangélicos, segundo a espiritualidade de São Francisco, Santa Clara e Madre Serafina, comprometida com o saber científico e crítico voltado para a realidade e formação do cidadão consciente. 

 

Atendendo às exigências de cada época, a escola modernizou seu processo pedagógico e sua estrutura física.

 

Desde o ano de 2008 o Colégio recebe alunos de 2 a 12 anos, em regime de tempo integral, respondendo a um apelo das famílias.

 

Atualmente, o Colégio Franciscano Sagrada Família possui amplos locais para atividades esportivas, um ginásio coberto, pátio de recreio especial para a Educação Infantil, área verde, um auditório, cantina, sala de Pensamento Computacional, sala para metodologias ativas de aprendizagem, sala de multimídia para a Educação Infantil, laboratório de ciências e laboratório de informática. 

 

O Colégio Franciscano Sagrada Família é uma escola em pastoral. Por meio da Experiência Paz e Bem seus estudantes desenvolvem habilidades socioemocionais a partir de trabalhos em equipe, como foco no exercício da solidariedade e da empatia e no engajamento junto às causas sociais.  O Colégio realiza significativos projetos pastorais-pedagógicos como o GAS (Grupo de Ação Solidária), o Adolescer e o Estágio Social. No Colégio, todos os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio têm a disciplina de Ensino Religioso, como manutenção e garantia curricular da Experiência Paz e Bem.

 

Acreditando em uma simbiose entre a tradição e a inovação, em 2019 o Colégio incluiu em seu currículo do Ensino Fundamental Anos Iniciais a disciplina de Pensamento Computacional, realizada em um laboratório lindo e muito bem equipado. Neste ano ainda, foi inserido o Programa Bilíngue para as séries iniciais do mesmo segmento. 

 

Em 2020 o Colégio Franciscano Sagrada Família firmou parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli (considerado o melhor sistema de ensino do Brasil) com vistas ao aprimoramento constante de suas práticas pedagógicas com foco no aluno e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. 

 

A história continua… vai cada dia se fazendo com a participação dos docentes e discentes e de você que integra e faz história conosco… 

 

Somos gratos! Paz e Bem!

www.cfsagradafamilia.com.br  


 
Copyright © Colégio Franciscano Sagrada Família. Designed by OddThemes