icone-twitter-colegio-franciscano-regina-pacis http://instagram.com/cfsagradafamiliaicone-facebook-colegio-franciscano-regina-pacis icone-youtube-colegio-franciscano-regina-pacis icone-email-colegio-franciscano-sagrada-familia icone-portal-do-professor-colegio-franciscano-regina-pacis icone-portal-do-aluno-colegio-franciscano-regina-pacis
ensino-medio-do-colegio-franciscano-sagrada-familiaensino-medio-do-colegio-franciscano-sagrada-familiaensino-medio-do-colegio-franciscano-sagrada-familiaensino-medio-do-colegio-franciscano-sagrada-familia

Em 1949 as Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do SS.Sacramento abriram uma comunidade em Belo Horizonte. Um grande Convento foi erguido em local de periferia na época.
A região, naquele ano, não contava com muitos habitantes e nem com estabelecimentos educacionais. A congregação tem como missão proporcionar uma educação cristã a crianças e jovens, especialmente aos mais desamparados. Em 6 de  fevereiro de 1950 fundou as Escolas Reunidas São Francisco, anexas à Escola Doméstica Sagrada Família do Bairro Calafate, pertencente à mesma congregação. Em 1952 deixou de ser Escolas Anexas. Era uma escola pública, com as 4 primeiras classes.

 No ano de 1954 foi aberto o Fundamental II, ou curso ginasial, como era chamado na época. Recebeu a denominação de Ginásio São Francisco. Era uma escola particular, sendo as 4 primeiras séries do Estado e as outras 4 da congregação das CFMSS.

Durante vários anos, o Ginásio São Francisco funcionou muito bem, com grande aceitação da vizinhança e com suas salas sempre cheias. Funcionava no andar térreo do Convento São Francisco. Com o aumento da população do Bairro Caiçara foi iniciado o Ensino Médio em 1964.  Em 1966 a congregação construiu um prédio ao lado do Convento São Francisco para o funcionamento de toda a escola.

O Ginásio São Francisco passou por uma grave crise financeira devido às novas exigências governamentais e aumento de escolas públicas nas vizinhanças.  Muitos alunos eram bolsistas, pois o bairro era de classe média pobre.

A solução encontrada para esta crise foi unir este colégio com outro da congregação que havia no bairro Calafate, denominado Instituto Sagrada Família, que enfrentava crise semelhante. Em 1976, o Ginásio São Francisco passou a ser o Instituto Sagrada Família - Unidade Caiçara. O mesmo Instituto funcionava no Calafate e no Caiçara. Posteriormente, o Instituto Sagrada Família do Calafate encerrou suas atividades, permanecendo somente o Instituto Sagrada Família do Caiçara, hoje denominado Colégio Franciscano Sagrada Família. Gradativamente foram criadas as séries do Ensino Fundamental de 1a. a 4a. Série. A escola pública do primeiro grau havia sido agregada a outras escolas públicas da região.
Na sua longa caminhada de 67 anos, a escola sempre se manteve fiel à inspiração inicial de vivência dos valores evangélicos, segundo a espiritualidade de São Francisco, Santa Clara e Madre Serafina, comprometida com o saber científico e crítico voltado para a realidade e formação do cidadão consciente. Atendendo às exigências de cada época, a escola se modernizou no seu processo pedagógico e na qualidade de sua construção física. Possui amplos locais para atividades esportivas, um ginásio coberto, pátio de recreio especial para a escola infantil, área verde, um auditório, cantina que busca oferecer uma alimentação saudável. Constantemente o CFSF se renova. Foram construídos anexos para o funcionamento da biblioteca, do Ensino Médio e do Integral e proporcionando melhores condições de atendimento aos educadores, educandos e às famílias.

A partir do ano de 2008 recebe alunos de 2 a 12 anos, em regime de tempo integral, respondendo a um apelo das famílias.

Conta com professores capacitados, boa direção pedagógica, bom serviço em todas as áreas. Possui duas portarias, constantemente atendidas por pessoas competentes, uma das quais durante 24 horas. Há um bom espaço para estacionamento de carros.

O Colégio Franciscano Sagrada Família conta ainda com espaço estruturado para o desenvolvimento de metodologias ativas da aprendizagem e do ensino híbrido, com mediação intensa das novas tecnologias da informação e da comunicação, direcionada para a educação. Além das aulas curriculares da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferece desde o ano 2004 a Educação de Jovens e Adultos, EJA, nível Ensino Médio, filantrópico. O colégio mantém também cursos extracurriculares como: coral e teatro. Em parceria com a Escola de Esporte Santa Clara tem várias modalidades de esporte, patinação e dança. Em 2017 foi ampliada a parceria com a escola de Inglês Tfla, que funciona nas dependências da escola.  

A história continua… vai cada dia se fazendo com a participação dos docentes e discentes e de você que integra e faz história conosco...