Letramento no 1ºano - A participação social a partir da literatura.

Professora do 1º Ano do Ens. Fundamental I

Uma visão atual e ampla do processo de alfabetização entende que “letramento é o estado ou a condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e escrita, de quem participa de eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas e do processo dessa interação”.

Cabe à escola, portanto, inserir práticas de letramento e comportamentos de leitura e escrita que permitam às crianças fazer uso eficiente da língua materna. A literatura é capaz de proporcionar ao aluno em fase de alfabetização, descobertas acerca do mundo fantástico, real e virtual que o cerca.

Nesse contexto, as visitas à biblioteca são propulsoras de projetos didáticos diversos. Ao visitarem a biblioteca do Colégio Franciscano Sagrada Família pela 1ª vez, os alunos das turmas do 1º ano se interessaram pelo livro “Vida de Criança” da autora Ingrid Biesemeyer. Permaneceram atentos à leitura da história, que faz um contraponto entre o mundo colorido e feliz de algumas crianças com a dura realidade de outras que precisam trabalhar, não podem brincar e não vivem como a maioria acredita ser  ideal de uma infância feliz.

Vários apontamentos foram feitos até que o aluno Eduardo contou que o esposo da sua avó, o Jonas, tinha uma oficina para restaurar brinquedos e roupas destinados à doação. As crianças se organizaram com o intuito de doar alguns de seus brinquedos a essas crianças e assim, o trabalho começou...

  • Aprendemos a redigir carta, pois tínhamos que nos comunicar com a avó do Eduardo, que levaria nossa ideia ao Jonas;
  • Registramos lembretes nas agendas para não nos esquecermos de trazer os brinquedos;
  • Organizamos listas com os brinquedos que foram arrecadados;
  • Escrevemos bilhetes (e aqui, descobrimos a diferença entre carta e bilhete) avisando ao Jonas que os brinquedos estavam aguardando por ele;
  • Preparamos cartazes e panfletos para espalhar pelo colégio e conscientizar a comunidade escolar que existe muita gente precisando da nossa ajuda. A sala já está lotada de doações feitas pelos alunos de toda a escola.

A linguagem foi usada por nós como uma forma específica de interação e principalmente, cumprindo sua função social. Cada aluno do 1º ano descobriu a importância de saber ler e escrever para se comunicar no mundo em que vive.

Buscar o letramento está entre nossos objetivos, possibilitando aos alunos uma real apreensão e compreensão de sua realidade.


Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Sagrada Família. Designed by OddThemes