Adaptação de Carla Rodarte Coordenadora Pedagógica do Colégio Franciscano Sagrada Família
Aprender a lidar com o ambiente escolar, onde as atividades são estruturadas em módulos de tempo, não é tarefa fácil para crianças pequenas. Elas precisam de ajuda para perceber que na escola existe “hora para cada atividade”.
É importante que as crianças se organizem no dia-a-dia escolar, localizando-se no tempo e no espaço. Daí a necessidade de a professora estabelecer uma sequência de atividades que caracterize a rotina.
Uma rotina bem organizada orienta a criança, fazendo com que se sinta mais segura, ajuda a desenvolver valores como responsabilidade, cooperação e disciplina, além de contribuir para a estruturação do pensamento e a construção da noção espaço-temporal.
Quando começar a organização das atividades?
Passado o período inicial de adaptação à escola, a partir do momento em que as crianças já conseguem ficar mais tempo em sala, concentrando-se por um período maior nas atividades, é hora de começar a estruturar uma rotina de trabalho, organizando o espaço e as ações dentro e fora da sala de aula. Essa organização, ou planejamento das atividades, acontece diariamente na “ rodinha inicial”.
Como organizar?
Deve-se criar uma forma de organizar e registrar o trabalho, que seja significativa, atraente, diversificada e de fácil compreensão, para que toda a turma participe da atividade de planejamento inicial do dia.
Além de decidir sobre a forma de fazer o planejamento do dia, é importante que a professora escolha um bom local, ao alcance das crianças, para expor o registro da rotina, pois elas gostam de consultar, apontar, mostrar o que já fizeram, qual será a próxima atividade e contar quantas atividades faltam para a “ hora de voltar para casa”.
- Usando objetos que simbolizem as atividades:
Esta é uma boa forma de começar o trabalho de organização e registro da rotina, pois fica mais concreto para as crianças.
Para introduzir o assunto, pode-se inverter a sequência do processo, ou seja, começá-lo no momento de revisão e avaliação do dia, no encerramento das atividades. No final da aula, ao fazer a avaliação do dia, ir lembrando todas as atividades que fizeram. Essa retrospectiva dos acontecimentos ajuda o desenvolvimento da reversibilidade, da memória e a compreensão da sequência de tempo.
1) Colocar, antes, no centro da roda, objetos que representem as atividades feitas no dia, e outros objetos que não as representem: pá de areia, bola, corda, pincel, giz de cera, colher, livro de história, sabonete, etc. Propor, então, um desafio: quem consegue se lembrar de tudo que fizeram na escola naquele dia?
2) À medida em que as crianças forem falando, pedir a uma delas que vá ao centro da roda e pegue um objeto que usaram para fazer aquela atividade, colocando os objetos em fila, seguindo o que as crianças forem lembrando, sem se preocupar, no primeiro momento, com a sequência. O desafio de tentar ordenar os fatos do dia poderá ser proposto no final. A professora pode explorar vários conceitos matemáticos nessa atividade ( primeiro, último, antes, depois, quantidade).
3) Pode-se fazer também uma votação das atividades preferidas, com contagem de votos, construção de gráficos, etc. No dia seguinte, os objetos são apresentados já colados cada um, em uma ficha de papel cartão. Objetos grandes devem ser substituídos por miniaturas. Por exemplo: bola de ping-pong para representar jogos com bola, colher de brinquedo para representar a merenda, pedaço de corda, pandeiro pequeno de brinquedo para representar aula de música, etc. Os cartões podem ser fixados num varal, colados no quadro ou organizados num cartaz de pregas.
É interessante ir construindo cada dia novos cartões junto com a turma, ouvindo sugestões sobre que objeto usar para representar alguma atividade ainda não registrada, até que todas as atividades feitas na escola tenham seu registro próprio.
4) Na dificuldade de encontrar um objeto que represente determinado momento do dia, pode-se substituí-lo por gravuras ou desenhos. Por exemplo, para simbolizar a hora da saída, pode-se desenhar uma mão representando a despedida, ou colar gravura de uma casa.
Ao começar o dia e planejá-lo junto com a turma, é importante ser flexível e, quando possível, ouvir sugestões quanto à troca da sequência de atividades, ao tipo de material a ser usado no pátio,etc.
- Usando fotografias ou desenhos das crianças:
Usar fotos da própria turma e colá-las em cartões também é uma ótima idéia. Deve-se fotografar todos os momentos: hora da chegada, hora do banheiro, recreio,, hora do faz de conta etc.
1) É importante plastificar os cartões para conservá-los, pois, serão muito manuseados pelas crianças. As crianças adoram ver-se nas fotos, identificando os colegas os locais e os professores.
Esse material pode ser usado nas reuniões de pais, para ilustrar a dinâmica do maternal.
2) À medida em que os desenhos das crianças vão ganhando forma mais definida e as garatujas tornam-se identificáveis, pode-se pedir aos alunos que desenhem cada um uma atividade feita na escola, colar em cartões, plastificar e usá-los no varal de planejamento do dia.
3) Tão importante quanto o planejamento inicial das atividades do dia com a participação da turminha é, ao final do dia, fazer uma revisão coletiva da rotina, conferindo se a sequência planejada foi realmente cumprida, conversando sobre o motivo de alguma alteração, avaliando o dia, a participação ou contribuição de cada um, o que fizeram com maior prazer e alegria, ouvindo sugestões da turma para o próximo dia e avaliando também a professora, como foi seu trabalho e o que pode ou necessita ser alterado.
Um trabalho assim começado, será, com certeza, o primeiro passo para uma vida escolar significativa, saudável e proficiente.
E toda caminhada começa com o primeiro passo...
Andréa e Rosamaria Calaes de Andrade
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